Envolver o aluno na aula e captar sua atenção é um dos maiores desafios para os educadores. Não é tão simples fazê-los participar e se interessar todos os dias. Por isso, há vários métodos e práticas pedagógicas que trazem novas reflexões sobre a forma de ensinar. Confira a seguir algumas dicas para chamar a atenção do aluno nas aulas.
Questione
Fazer perguntas durante a explicação de conteúdo é uma das maneiras mais comuns para fazer com que os alunos falem sobre o assunto da aula e prestem atenção. Porém, dependendo de como isso é feito, pode deixar o aluno reprimido ou receoso em relação a matéria. Algumas crianças e adolescentes sofrem ao se sentirem expostos. Então ao questionar o estudante na frente da turma, mostre que está tudo bem se ele não souber a resposta e o ajude a chegar a uma conclusão. Se precisar, conte a resposta, diga que agora ele sabe e peça que responda. É ideal que o aluno explique o que entendeu, mas não há problema se ele repetir exatamente o que você disse, de qualquer forma irá ajudá-lo a se soltar na sala de aula e a lembrar sobre o assunto tratado.
Motive
Elogie o aluno quando ele se empenhar em participar da aula e demonstre apoio quando precisar, mostre que não está na sala de aula para afrontá-lo, mas sim ajudá-lo. O incentivo é parte fundamental do processo para tornar o aluno mais participativo, além de anular o medo de errar e se frustrar.
Desafie
Desperte a vontade no aluno de superar limites. O tom de desafio é sempre estimulante e de certa forma o estudante se sente tentado em mudar a realidade do “eu não consigo”, fazendo o que ele achava que não conseguia. Um exemplo é promover competições saudáveis na sala de aula.
Inove
Aulas tradicionais não são atrativas aos alunos dessa geração, dificilmente o professor consegue a atenção de todos quando a aula segue com apenas ele falando e os alunos escutando. É sempre interessante trazer uma proposta diferente e criativa para sair da rotina e despertar os estudantes. Traga uma atividade divertida ou que utilize tecnologia. A aprendizagem se tornará leve e, consequentemente, mais envolvente.
Contextualize
Uma das maiores repulsas dos alunos ao aprender algo novo é questionar: “quando eu vou usar isso?”. A justificativa de que será necessário para a prova não é suficiente e reduz a vontade de aprender. Por isso, mostre situações em que será possível aplicar aquele conhecimento e tente mostrar algum exemplo prático que os faça utilizar o conhecimento.