carreira
Diante de tantas transformações e avanços no mundo contemporâneo, é muito difícil nos imaginarmos sem energia elétrica. Afinal, a maioria dos equipamentos com que lidamos todos os dias costumam estar relacionados a ela. Os engenheiros eletricistas são os grandes responsáveis por levar energia elétrica a todos, de modo que sua função envolve desde o planejamento, a criação e testes até a parte em que são implementados esses sistemas. Se o mundo elétrico e eletrônico te fascina, você certamente precisa conhecer mais sobre a engenharia elétrica. Veja:

Como é o curso?

Assim como a maior parte das tradicionais engenharias, a elétrica também possui duração de 5 anos. Seguindo o padrão da área, os dois primeiros anos de curso são compostos de matérias básicas, ou seja, conteúdos que darão suporte para os alunos aprenderem os assuntos mais aprofundados. Algumas dessas matérias fundamentais são cálculo e noções básicas da engenharia. O três últimos anos do curso é que formam, de fato, o profissional na ramificação da engenharia que deseja; no caso, como engenheiro elétrico. Como você deve imaginar, as matérias estudadas nesse curso são baseadas em eletricidade, por exemplo, circuitos elétricos, conversão de energia, máquinas elétricas e diversas outras relacionadas.

O mercado de trabalho

A engenharia elétrica, além de ter uma ampla área de atuação, é uma especialização da qual a sociedade moderna depende. Com base nesses fatos, é um mercado que vive em constante expansão. Atualmente, os engenheiros eletricistas são alguns dos profissionais mais bem pagos do Brasil, o que mostra sua importância na sociedade. Essa profissão possui muitas áreas de atuação, o que permite uma inserção ainda maior no mercado de trabalho. Além disso, devido à importância e aos riscos que a profissão oferece, é necessário ter certa experiência para ingressar no meio, por isso é comum que os engenheiros ingressem primeiro como analistas.

Áreas de atuação

Como dito, as áreas de atuação dentro da engenharia elétrica são várias. Desde as mais tradicionais até as que estão ganhando cada vez mais ascensão atualmente. Confira:

Automação

A automação baseia-se na projeção de equipamentos que tornem automáticos alguns processos repetitivos. A indústria automobilística, por exemplo, é um setor que investe muito nessa área.

Eletrônica e microeletrônica

A maioria dos equipamentos utilizados no cotidiano são eletrônicos. Desde os celulares até os aparelhos mais sofisticados dependem de engenheiros elétricos. Além disso, o profissional também é requisitado para o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos industriais na linha de produção. Há também uma ramificação dessa área voltada para microeletrônicos, ou seja, desenvolver pequenos aparelhos, como chips para celular.

Eletrotécnica

A eletrotécnica é a área de atuação mais tradicional nesse ramo, ou seja, estudar e implementar sistemas elétricos. Desde o projeto até as redes de armazenamento de energia, são esses os profissionais que executam seu desenvolvimento e sua implantação.

Computação

Esses profissionais também podem atuar no desenvolvimento de sistemas básicos de alguns componentes eletrônicos, como hardwares – placas-mãe, por exemplo

Instrumentação

Os engenheiros que atuam como instrumentistas são responsáveis por criar equipamentos que facilitem a vida de outros profissionais que também atuam na área. Um exemplo são os medidores de tensão elétrica, usados por engenheiros também de outras áreas.

Telecomunicações

A comunicação é uma área que tem ganhado cada vez mais impacto na vida moderna. Os engenheiros eletricistas contribuem neste aspecto projetando e instalando redes de transmissão, desenvolvendo aparelhos do universo telefônico, entre diversas outras funções.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário